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(ENEM PPL 2020)No Brasil, aps a ecloso da Bossa No

Sociologia | cultura | indústria cultural | cultura de massa
Sociologia | cultura | indústria cultural | cutura popular
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(ENEM PPL 2020) 

 No Brasil, após a eclosão da Bossa Nova, no fim dos anos 1950 — quando efetivamente a canção popular começou a ser objeto de debate e análise por parte das elites culturais — desenvolveram-se duas principais vertentes interpretativas da nossa música: a vertente da tradição e a vertente da modernidade, dualismo que não surgiu nesta época e nem se restringe ao tema da produção musical. Desde pelo menos 1922, a tensão entre “tradicional” e “moderno” ocupa o centro do debate político-cultural no país, refletindo o dilema de uma elite em busca da identidade brasileira.

ARAÚJO, P. C. Eu não sou cachorro, não. Rio de Janeiro: Record, 2013.


A manifestação cultural que, a partir da década de 1960, pretendeu sintetizar o dualismo apresentado no texto foi:

A

Jovem Guarda, releitura do rock anglófono com letras em português.

B

Samba-canção, combinação de ritmos africanos com tons de boleros.

C

Tropicália, junção da música pop internacional com ritmos nacionais.

D

Brega, amostra do dia a dia dos setores populares com temas românticos.

E

Cancioneiro caipira, retrato do cotidiano do homem do campo com melodias tristes.